Seja ignorante

Eu sou sempre o ignorante, seja também.


Entro em qualquer reunião com a certeza de que sou a pessoa com menos conhecimento nela, até mesmo quando eu tenho que apresentar algo do nosso time.


Você pode pensar que eu sou péssimo, não tenho profundidade, não sei o que estou fazendo, mas na verdade estou cada dia que se passa, me estimulando a baixar a guarda, ouvir mais do que falar (para mim é muito difícil pois amo falar), e exercitando a humildade.


Não é difícil eu fazer perguntas ou pedir ajuda para quem tem mais conhecimento em uma conversa... Sou a pessoa que não sabe as siglas, pede para repedir os termos e ainda peço que escrevam no chat para ter certeza que eu entendi e tem sido difícil sair de uma conversa sem aprender nada.


Comecei a fazer isso depois de alguns feedbacks de que as vezes parecia na defensiva, e de fato parecia.


Ter a resposta para tudo só constrói barreiras, as pessoas com o tempo param de te questionar, de compartilhar suas ideias com você, de tentar ajudar, afinal de contas você já sabe de tudo néh?


Tento fazer isso sem ser chato, linha tênue entre ser o cara que questiona e contribui (sempre tem mais gente com a mesma dúvida que você) e a pessoa que faz perguntas por fazer, que questiona por questionar.


A experiência só tem me mostrado que "só sei que nada sei, e o fato de saber isso só me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa", valeu Sócrates (filosofo, ainda não li nada do jogador) você estava certinho desde muito tempo atrás, mas sinto que nem todo mundo está pronto para aceitar isso.


Bora ser ignorante?


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo