SAFe: EUREKA! Como SAFe pode te ajudar a implementar metodologias ágeis em grandes corporações sem d

Você trabalha em uma empresa que leva tempo demais para lançar produtos e soluções no mercado? Sempre está pensando em como seria melhor se o timming de entrega do seu time fosse menor do que é atualmente? Fica pensativo no canto se questionando como poderiam ser mais agéis?

alone

Daí você lê um livro sobre Scrum e pensa: EUREKA! Vai todo animado na sua empresa e solta a seguinte sugestão: vamos ser ágeis!!! Vende sua ideia, resultado da leitura de um único livro popular que tenta te ensinar a fazer tudo em dobro com metade do tempo (e já se sente especialista no assunto) fala que a galera precisa se dividir em equipes que vão se chamar squads, e começa toda a revolução digital que a sua empresa tanto precisa.

eureka.gif

Dependendo do seu nível hierárquico, seu poder de transformação pode ser mega abrangente, onde você vai penetrar em diversas equipes e departamentos, ou pode ir reduzindo, até você chegar apenas a seu time (e tudo bem, um dia você chega nas alturas!).

68ac455a2c300d6e495b7cd84b9c2476.gif

Daí você tem dois cenários possíveis: no primeiro seu time é um sucesso e sua empresa está super afim de expandir sua iniciativa (olha você chegando nas alturas! Eu disse que você ia conseguir!) ou o resto da empresa é resistente e não enxerga valor na empreitada.

tumblr_m8axvbw0R91qjukxdo1_500

Se o seu caso é o segundo, fica aqui com o tio que vou te contar uma coisinha sobre SAFe e como ele pode te ajudar a implementar com sucesso metodologias ágeis na sua empresa!

SAFe (Scaled Agile Framework)

SAFe é um acrônimo para Scaled Agile Framework, ele foi criado por Dean Leffingwell e hoje é mantido pela Scaled Agile Academy, sua estrutura baseada em princípios Lean (eu já escrevi a respeito aqui no blog, clica e dá uma conferida se não sabe o que é, estuda!!!) e Agile, está ganhando cada vez mais reconhecimento e adoção por todo mundo. O SAFe leva como base o Scrum, XP (Extreme Programming) e o Lean, além de muita experiência obtida através de implementações que funcionaram e não funcionaram em grande escala. O SAFe traz consigo o que melhor tem funcionado em equipes ágeis, na maneira de fazer gestão de programa e na maneira ágil de tratar um portfólio de demandas organizacionais.

SAFe_Scaled-Agile-Framework.png

SAFe é uma abordagem comprovada e bem documentada para trazer Agile e seus benefícios para a empresa em geral. Ele fornece uma visão abrangente dos princípios e práticas de negócios e técnicos necessários de cima para baixo da empresa para escalar com sucesso Agile. Esses princípios e práticas não são todos inteiramente novos ou exclusivos do SAFe, mas foram puxados juntos em um pacote coeso pronto para implantação.

O SAFe fornece uma estrutura que se entende muito bem com o nível estratégico, nível tático e também com o nível operacional. Para melhor entender a sua aplicação em cada um desses níveis organizacionais, o SAFe fornece um conjunto de práticas para:

  1. Equipe (Team): o nível de Equipe fornece um modelo de processo para equipes ágeis baseadas em Scrum e práticas do XP.

  2. Programa (Program): ao nível do programa, os esforços de várias equipes ágeis são integrados para fornecer lançamentos de maior valor para a empresa.

  3. Portfólio: no nível Portfólio, os programas estão alinhados à estratégia de negócios e de intenções de investimento.

O SAFe vai salvar a minha implementação do ágil (trocadilhos infames, eu amo!)?

Listei algumas situações na qual o SAFe pode te ajudar a evoluir e desenvolver a cultura ágil na sua empresa! Dá uma conferida para poder te ajudar na argumentação com seu chefe sobre os benefícios da adoção dessa cultura 🙂

  1. Você já tem uma ou outra equipe rodando no modelo ágil e agora quer expandir para toda a empresa (vai lá campeão!

big bang.gif
  1. Você tem várias equipes que tem iniciativas ágeis, mas sem uma padronização e norte sobre como aderir o modelo (vamos organizar essa galera aí!).

desorganizado.gif
  1. Você está ansioso, não pode beber ainda porque é cedo, não pode comer doce porque tá de dieta, mas que muito escalar sua equipe ágil em toda a sua organização!

ansioso 2.gif

  1. Você tentou escalar o ágil na empresa, mas faltou uma estratégia consistente que te alinhe corretamente com as metas e perspectivas do business (amo a palavra negócios em inglês gente!)

estratégia.gif
  1. Você sabe que sua organização precisa melhorar seus lead times (em breve vou te ensinar mais sobre isso) de desenvolvimento de produto, já ouviu falar sobre o sucesso que empresas experimentaram ao escalar Agile com o SAFe e quer saber como eles fizeram isso

produção.gif

Então o SAFe é para você!

#SAFe #gestãofácil #gestão #Implementation #scrum #Metodologia #Implementação #Help #agile #ágil

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo