#Performance | Teorema de Pareto: muita gente fica falando 80/20 pra cá, 80/20 pra lá, mas você sabe

Segunda-feira, você chega com aquele pique delicioso no trabalho, pega seu café, dá uma olhada nos e-mails, revisa as metas da semana, escreve em um papelzinho, post-it, no seu moleskine caríssimo, dá uma olhada no instagram, vê que tem uns amigos viajando, e tudo bem, comenta as fotos, segue o jogo, sua semana tá começando agora.

HVnA

Do nada uma reunião, surge uma demanda hiper importante, você tem pouquíssimo tempo para entregar um relatório que já está atrasado e a batata quente caiu na sua mão, você não pode se queimar. Tudo parece urgente, tudo é para ontem, você é um super herói, a empresa não andaria sem você, você precisa conseguir, o tempo é a sua kriptonita.

tenor (1)

O tempo passa, você fica sufocado, o dia termina, você conseguiu entregar aquele relatório, ele foi apresentado, de 30 slides, leram 2, pararam a reunião, escreveram 50 planos de ação para serem resolvidos, mas a sua parte foi feita, mesmo que tenha que refazer todos os slides em breve. Mas a sensação é de que seu dia não foi produtivo, porque deixou tudo o que tinha planejado para trás, tudo por um relatório de 30 páginas, do qual 2 foram consumidas.

source

Existem dezenas de frameworks de produtividade que podem te ajudar a organizar suas atividades para que seu dia não acabe com esse sentimento de fracasso, mas pensa comigo: se “solicitações” “importantes” e “urgentes” continuam surgindo, tem alguma necessidade de se ter um framework de gestão de atividades? Só para controlar e atestar sua falta de eficiência para concluir seu planejamento?

E se eu te dissesse que 80% do que você faz é lixo, e apenas 20% é de fato efetivo? Vem cá que eu vou te contar uma forma de priorizar aquilo que realmente importa para o seu dia a dia.

tenor (2)

Vilfredo de Pareto foi um sociólogo e economista italiano que, durante seus estudos, percebeu que, em geral, 80% da renda de uma nação estava nas mãos de apenas 20% da população.

Extrapolando este conceito, Pareto definiu uma regra que ficou conhecida como a lei de Pareto 80 20, e que poderia ser resumida da seguinte forma:

80% dos resultados são produzidos por 20% das causas.

Veja alguns exemplos da lei de Pareto 80 20:

  1. 80% dos crimes são cometidos por 20% dos criminosos

  2. 80% dos acidentes de trânsito são causados por 20% dos motoristas

  3. 20% dos seus produtos representam 80% das vendas

  4. 20% dos empregados são responsáveis por 80% dos resultados

  5. 80% da poluição têm origem em 20% das fábricas

  6. 20% dos alunos têm as notas 80% mais altas

E o que isso significa? Significa que uma análise minuciosa no seu dia a dia pode te mostrar que 80% do que você faz é simplesmente lixo, atividades que você criou ou que criaram para que você complemente as 8 horas diárias de trabalho ou que 80% dos seus problemas não são de fato problemas, que 80% do atraso do seu projeto não é um atraso, que 80% do esforço da sua equipe é aplicado em vão.

giphy

Em um primeiro momento aplicar pareto pode ser traumatizante, ou até mesmo impossível. Estamos enviesados com a cultura do “quanto mais ocupado melhor”, “estar ocupado mostra que sou dedicado”, “estou me entregando à minha empresa”, quando na verdade, uma vez que aplicamos os conceitos de pareto, estamos tendo real visibilidade do que de fato é importante e assim conseguimos direcionar energia para concluir essa tarefa. Ao mesmo tempo que faço com que minha rotina seja mais eficiente.

Eu costumo aplicar pareto em minhas atividades e em tudo o que me pedem, hoje faço meio que mentalmente, mas existem outras formas de fazê-lo, vou te dar umas dicas para mapear as atividades e definir aquilo que de fato é importante para você se dedicar e colocar a energia correta naquilo que de fato importa.

O que você está construindo?

Tinha dois pedreiros, pergunto para o primeiro o que eles estavam fazendo, e ele diz “estou colocando tijolos, óbvio”, o segundo nem esperou que me dirigisse para ele e falou “estou construindo um templo”.

tenor (3)

Você está colocando tijolos ou construindo um templo? Se você não sabe o objetivo do seu trabalho você está caminhando para uma vida profissional de muita confusão e entregas inconclusivas.

Não tenha medo de questionar o porquê de fazer o que você faz, tenha um propósito claro para cada atividade que é imposta no seu dia, faça com que todas elas tenham sentido, e gerem algum tipo de retorno, seja sanar uma dúvida, conseguir um orçamento maior, convencer uma equipe de que determinado caminho precisa ser tomado, assuma as rédeas da situação sabendo qual é a situação, você é um ser humano racional e precisa entender o que está fazendo.

Estabeleça suas prioridades e o porquê do seu trabalho e de cada atividade.

“Deixa comigo!”

Às vezes o problema de fato está conosco, e se de fato temos coisas demais para fazer não existe hipóteses ou métodos para concluir tudo, a não ser que você tenha um clone.

tenor (5)

Se você fica enchendo seus dias de tarefas só para garantir que estará “ocupado” e “entregando muito” é a hora de aplicar a regra 80 20. Quais são as atividades que te trazem maior retorno? Como você pode otimizar o seu tempo e o de seus colegas? O que faria seu chefe brilhar os olhinhos por você? Em cima disso você deve trabalhar e aplicar o 80 20.

giphy (1)

Outro ponto é que você não precisa se provar para ninguém, o bom profissional, o convicto de si, sabe que é bom e demonstra isso no dia a dia, não precisa abraçar o mundo com as próprias mãos, não, ele é focado no seu e o retorno vem, porque maturidade mesmo não é lutar todas as batalhas, mas sim, lutar aquelas que iremos vencer, ou aprender muito.


Sua vida não é seu trabalho, e vice versa

Brigou com sua irmã, sua mãe quer que você imprima uma segunda via de um boleto, sua tia quer que você responda o bom dia no grupo da família, o Tinder liberou novos deslizes para você e quem sabe é o momento de encontrar o amor da sua vida?

Para… Sua vida pessoal é fora do seu trabalho, ou dos momentos que precisa focar no que precisa ser feito.

Você precisa se concentrar, focar no que precisa entregar e depois disso chama um colega querido para um café e compartilha tudo isso, mas antes disso tudo veja de fato o quanto essas questões externas afetam sua produtividade, não mexer no celular ou ficar preocupado com questões familiares no expediente pode te ajudar a ter mais foco, terminar antes seu trabalho e ter mais tempo para sua família, intercalar problemas pessoais com os de trabalho fazem com que você não consiga evoluir em nenhum deles.

tumblr_n4wkncr1tB1sjwwzso1_500

Esses são os conceitos que uso no meu dia a dia, aplicados ao teorema de pareto, consigo eliminar muito do que “deveria” fazer e assim assumir muitos outros assuntos que sejam mais relevantes para meu desenvolvimento profissional e de carreira.

Para de glorificar a ocupação e comece a pensar que quanto mais tempo você tiver, mais tempo terá para aprender coisas novas e se tornar um profissional melhor 🙂

tumblr_inline_mxauk5pZJO1s8wlqa

Forte abraço e até a próxima!

Rubão Alves

#mindset #Performance #Produtividade

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo