IA | Carrefour buscando a personalização da experiência de compras dos seus clientes

Lendo artigo no site CIO vi esta iniciativa do Carrefour, investindo na inteligência artificial para conseguir mapear o perfil de seus clientes, prever suas ações de consumo, e proporcionar experiências únicas para cada um deles. Cada dia que se passa, estamos mais próximos de começar a de fato usar a tecnologia a nosso favor.

O Grupo Carrefour Brasil anunciou na última semana uma parceria com a startup Propz. Com a parceria, o Carrefour busca usar as soluções da startup, que combinam CRM, inteligência analítica e Big Data, para fazer a leitura automática e sistemática do comportamento do consumidor. O objetivo é aliar tecnologia e comportamento para ser mais relevante e melhorar a experiência de compras dos clientes.

Para o Carrefour, ações de relacionamento com o cliente já renderam melhoras significativas na taxa de engajamento, resgate de cupons e volume de vendas. Ações de cross selling por exemplo, representam um quarto do resultado do canal. O Carrefour observou que 56% dos clientes já experimentaram produtos orgânicos, após uma oferta.

Paula Cardoso, CEO do Carrefour eBusiness Brasil, diz que há uma transformação dos modelos de comunicação, que deixam de ser massificados para se tornarem cada vez mais segmentados e personalizados.

“Essa transformação está cada vez mais veloz. Alavancar dados extraídos a partir de um comportamento ominicanal do consumidor, que interage e faz compras por meio de diferentes canais, está rapidamente se tornando uma necessidade para criar uma estratégia personalizada e atender os clientes de maneira relevante, além de ampliar vendas preservando margens”

O Carrefour acredita que pode automatizar o processo de análise de eventos do dia a dia com inteligência artificial. A tecnologia também pode ser usada para identificar diferentes elementos que motivam clientes a comprar, tais como conteúdo, crédito, cupons, descontos ou conveniência.

“O Carrefour impressiona tanto na estrutura quanto na capacidade de execução da sua equipe. O grupo analisa automaticamente o comportamento dos consumidores por meio de toda a sua estratégia. A partir daí, cada ponto de contato é personalizado e otimizado para rentabilizar o relacionamento e oferecer os melhores benefícios para cada cliente. Trata-se de um movimento pioneiro e revolucionário para o varejo nacional”, destaca Israel Nacaxe, co-fundador da Propz.

As interações personalizadas com o consumidor já estão sendo feitas por meio do aplicativo Meu Carrefour, e-mail, SMS, push e totem de autoatendimento nas lojas.

Repost CIO.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo