Facilitador, Coach, Líder de Metodología, Detentor dos Processos, O Cara do Planejamento, Aquele que

Se você é um Scrum Master quantas vezes já se sentiu subutilizado? Quantas vezes sentiu que o projeto não estava exigindo 100% da sua entrega? Quantas vezes sentiu-se apenas o cara do status report, aquele que apresenta os gráficos e fica fazendo cobranças à equipe? Você já se sentiu babá de marmanjo atuando como Scrum Master?

1_lkGQ9Amo45PiJdhVFLcnFg.gif

O grande problemas dos questionamentos acima e de suas possíveis respostas, é que por mais que a importância do Scrum Master seja dita, e ele seja vendido como um “facilitador”, mas facilita o que afinal de contas?

O Dr. Sutherland, inventor do papel de Scrum Master, diz que a palavra facilitadora foi escolhida para o Scrum Master especificamente por causa dessa definição de dicionário : tornar mais fácil ou menos difícil; ajudar a frente (uma ação, um processo, etc.) Por fim, a principal função do Scrum Master é ajudar a encaminhar a adoção do Scrum por sua equipe e pela organização como um todo.

giphy.gif

Além disso, eles devem facilitar a participação de todos os times nos eventos Scrum e acelerar em termos de volume de trabalho (velocidade). Esta resposta estava em linha com o Guia do Scrum:

main-qimg-2ea6dbe9742058c457f532bbc65432f4.gif

“O Scrum Master é responsável por garantir que o Scrum seja compreendido e promulgado. Os Scrum Masters fazem isso garantindo que o Time Scrum esteja aderente à teoria, práticas e regras do Scrum. O Scrum Master é um líder do Time Scrum. O Scrum Master ajuda aqueles que estão fora do Time Scrum a entender quais de suas interações com o Time Scrum são úteis e quais não são. O Scrum Master ajuda a todos a maximizar o valor criado pelo Time Scrum.”.

giphy (1).gif

Assim sendo o Scrum Master assume a posição de um mestre, um coach, que induz e provoca a equipe a buscar outros caminhos, outras formas de pensar e raciocinar, além de reunir as pessoas que podem fazer o projeto acontecer, provando o valor de sua participação e do seu projeto.

giphy (2).gif
  1. Projete e planeje o processo de grupo e selecione as ferramentas que melhor ajudam o grupo a progredir em direção a esse resultado, aqui entra a escolha de um modelo de kanban, indicadores, tempos de cerimônias, e por aí vai;

  2. Orientar e controlar o processo de grupo para garantir que:

  3. Existe participação efetiva de todos os envolvidos;

  4. Os participantes alcançam um entendimento mútuo, todos saem com os mesmos objetivos;

  5. Suas contribuições são consideradas e incluídas nas idéias, soluções ou decisões que emergem, não é porque você é o cara da metodologia que não possa agregar com sua experiência e conhecimento;

  6. Os participantes assumem responsabilidade compartilhada pelo resultado;

  7. Assegure-se de que os resultados, ações e perguntas sejam devidamente registrados e acionados, e adequadamente tratados posteriormente;

Observe as palavras em negrito, que descrevem as responsabilidades do facilitador: design e plano, guia e controle, resultados registrados e acionados. Além disso, a maior importância é a inclusão de todos no processo em termos de entradas e saídas, e que os itens de ação criados devem se tornar metas a serem concluídas.

objetivos-ies-planejamento-estrategico-digital.gif

A única palavra com a qual precisamos ter cuidado é a palavra controle. Essa ideia é onde poderíamos ter problemas. Os Scrum Masters precisam liderar conversas estruturadas por um motivo importante: as equipes podem sair dos trilhos da discussão com facilidade, perdendo o foco (você sabe muito bem do que eu to falando) e precisam ser lembradas para se concentrar, porque nossas reuniões são pontuais. No entanto, o que não precisamos fazer é controlar uma situação para alcançar uma agenda fora do contexto da equipe ou para impulsionar nossos próprios egos.

Assim sendo quando seu subconsciente te fizer questionar seu papel como Scrum Master não se desespere, retorne neste artigo, releia a importância do Scrum Master, e veja como você pode auxiliar a equipe a se tornar ainda melhor!

fop-why-freaking-out-13

Forte Abraço

Rubão Alves

#papéis #scrum #scrummaster #rules #agile

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo