#04 – O que é Scrum? – Qual o papel do PO?

Sou apaixonado por entretenimento! Séries, novelas, filmes, tudo que passe em uma tela  grande são passíveis da minha paixão pelo mundo da fantasia.

BossyOrneryBlackbird-small

O que muitas vezes esquecemos após ver aquele filme maravilhoso, ou aquele grande momento em uma série, é que ele foi escrito por alguém, uma pessoa em algum momento, estruturou cada cena, cada momento, cada situação, para que mais para frente tivéssemos acesso a um produto final que nos recompensa.

giphy

Mas nem todo episódio de uma série é maravilhoso, assim como nem todas as cenas de um filme são perfeitas, isso se deve por diversos fatores, como prazos, orçamento, equipe disponível, cabe ao escritor otimizar sua entrega ao público com aquilo que tem em mãos.

tenor

Utilizo deste exemplo para falar sobre o PO, ou Product Owner.

O Product Owner é responsável por maximizar o valor do produto resultante do trabalho da equipe de desenvolvimento. Ele é responsável pelo gerenciamento do backlog do produto, e por desenvolver e entregar mais com menos e mais rápido, é o grande conhecedor do seu negócio e o detentor dos insumos necessários para definir o que deve ou não ser entregue para os clientes.

source

Ele deve possuir clareza sobre o produto que está entregando, e sobre todo o backlog existente dele, com uma visão integrada entre outras entregas que estão ocorrendo em paralelo na organização, garantindo sinergia e otimização dos recursos.

giphy (1)

Ele prioriza e organiza a execução do backlog durante a cerimônia de planning, buscando sempre a priorização daquilo que entregará mais rapidamente um backlog ao seu cliente e otimizando o valor entregue pela equipe de desenvolvimento.

Banner-0202d

Faz com que todos os envolvidos no time tenham visibilidade e transparência sobre o backlog do produto.

Nas discussões que tenho com amigos e colegas sobre papéis e responsabilidades, vejo a grande dificuldade dos product owners em assumirem de fato seu papel nas organizações, isso se deve a falta de empoderamento deles, uma vez que muitas vezes, o PO perde sua predominância para poder atender a “pedidos” externos que vão além do seu backlog de produto ou planejamento inicial de entrega.

KY7J3J

Uma forma de fazer com que isso mude é garantindo que esse profissional tem real autonomia sobre seu backlog, e possa, quando necessário, recusar “pedidos” de superiores, exercendo assim seu real papel de dono do produto, porque muitas vezes é como se um estranho chegasse na sua casa e te dissesse como deve organizar o armário da cozinha, como se você não soubesse o que é melhor para o seu armário ou para sua empresa.

autoridade

O PO possui um importante papel decisório no sucesso da equipe, faltar ou falhar em qualquer um dos itens citados acima equivale muitas vezes ao insucesso e infelicidade da equipe.

tenor (3)
0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo